quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Premiação Goya '96

Um grande marco na carreira do ator, o prêmio Goya de 1996 de melhor ator revelação por Tesis (de Alejandro Amenábar) abriu com chave de ouro sua carreira.
Os Prêmios Goya são atribuídos anualmente desde 1987 pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha, com a finalidade de premiar os melhores profissionais em cada uma das diversas especialidades do setor. O prêmio consiste em um busto de Francisco Goya em bronze.
A cerimônia de entrega dos prêmios acontece entre os últimos dias de janeiro e primeiros de fevereiro. Segue o modelo dos Oscars.
+ Ler mais a respeito

Veja o video:

Má Educação

Título original: La Mala Educación
Ano: 2004
País de origem: Espanha
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Gael García Bernal, Fele Martínez, Daniel Giménez Cacho, Javier Cámara, Lluís Homar

Sinopse: Madri, 1980. Enrique Goded (Fele Martínez) é um cineasta que passa por um bloqueio criativo e está tendo problemas em elaborar um novo projeto. É quando se aproxima dele um ator que procura trabalho, se identificando como Ignacio Rodriguez (Gael García Bernal), que foi o amigo mais íntimo de Enrique e também o primeiro amor da sua vida, quando ainda eram garotos e estudavam no mesmo colégio. Goded recebe do antigo amigo um roteiro entitulado "A Visita", que parcialmente foi elaborado com experiências de vida que ambos tiveram. Goded lê o roteiro com profundo interesse. Este relata as fortes tendências de pedofilia que tinha um professor de literatura deles, o padre Manolo (Daniel Giménez Cacho), que vendo Ignacio e Enrique em atitude suspeita diz que vai expulsar Enrique. Ignacio, sabendo que Manolo era apaixonado por ele, diz que fará qualquer coisa se ele não expulsar Enrique. Então Manolo promete e molesta Ignacio, mas não cumpre a promessa e expulsa Enrique. Goded decide usar a história como base do seu próximo filme e, por causa de um isqueiro, vai até a casa de Ignacio e constata uma verdade surpreendente.
Fonte: AdoroCinema

Curiosidades:
- Apesar de muitos acreditarem, Almodóvar não afirma ser sua auto-biografia a infância do protagonista.;
- O filme é considerado uma crítica à Igreja e aos colégios tradicionais;
- Quando Juan (Gael García Bernal) e Berenguer (Lluís Homar) vão ao cinema os filmes que vêem são "A Besta Humana", de Jean Renoir, e "Thérèse Raquin", de Marcel Camé. Dois filmes do noir francês. Em ambos são apresentadas situações semelhantes às das personagens, por isso eles dizem: 'É como se todos esses filmes falassem de nós'.

Alguns prêmios e indicações:
BAFTA (2005) - Indicação na categoria de Melhor Filme Estrangeiro;
Prêmio César (2005) - Indicação na categoria de Melhor Filme Europeu;
Prêmio Goya (2005) - Indicações nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Direção de Arte e Melhor Desenho de Produção;
European Film Awards (2004) - Indicações nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Diretor - Júri Popular; e Melhor Ator - Júri Popular (Fele Martinez);
Prêmio NYFCC (2004) - Vencedor na categoria de melhor filme estrangeiro.

Fotos:




Trailer: