sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Don Mendo Rock. ¿La venganza?

Dia 17 de dezembro estreou nacionalmente na Espanha o mais recente filme estrelado por Fele Martínez. Don Mendo Rock. ¿La venganza? conta a história de Inês (Maria Barranco), uma assistente social ingênua e esforçada que chega a uma aldeia andaluz com a missão de realizar uma atividade bastante especial: ajudar a montar a representação de "La Venganza de Don Mendo", que será dirigida por Juan (Antonio Resines), seu ex-colega de faculdade.

A intenção é conseguir que a população local participe da montagem e, de quebra, melhorar a convivência, que deixa muito a desejar, sobretudo com relação à segregação étnica. A peça será gravada por uma emissora de TV local e exibida para todos aqueles que quiserem rir com os maravilhosos versos de Pedro Muñoz Seca. Inês conta com o apoio de Paco Cañete (Manuel Bandera), tenente da Guarda Civil e casado com Lola (Paz Vega), uma bela mulher, porém frívola, que fica encantada com a idéia de ser a protagonista do evento.

O escolhido por Juan para interpretar Don Mendo é o cabo Goyito (Fele Martínez), que é também é artista e músico, sedutor, bipolar e mitomaníaco. Outro membro da Corporação envolvido no projeto é o sargento Perales (Juanjo Cucalón), casado com uma cubana que o faz ficar doente de ciúmes. Também atuarão Jazmín (Elena Furiase), filha do tenente, as meninas do bordel da cidade e uns asiáticos. Além de interpretarem os papéis, terão que cantar em muitos casos. Entre flamenco e rock, todos vão levando adiante a empreitada.

Finalmente conseguem, depois de confrontos e dificuldades, gravar seu sonhado espetáculo. Inês terá alcançado ao mesmo tempo um êxito nos campos profissional e amoroso, do qual há muito estava afastada.
Fonte: Cine 365


Veja o Trailer



Segue a crítica do site decine21.com:
Lançada em 1918 no Teatro de la Comedia de Madrid, "A Vingança de Don Mendo", do engenhoso Don Pedro Muñoz Seca, é uma das quatro obras mais representadas na Espanha, junto a "Don Juan Tenorio", "La Vida es sueño" e "Fuenteovejuna". Suas frases e trocadilhos espirituosos não apenas tem feito várias gerações rirem como continuam funcionando como no primeiro dia. É muito arriscado tomá-la como um leitmotiv de uma comédia, pois podem surgir comparações desagradáveis.

No entando, não preocupa ao veterano diretor José Luis García Sánchez o desafio de usar a obra como tema central. Seu filme, "Don Mendo Rock ¿La venganza?", narraos esforços dos moradores de uma aldeia em Andaluzia para gravar uma versão televisiva do famoso texto, em formato de musical. Várias figuras locais se envolvem no projeto, entre elas Lola, a mulher de um tenente da Guarda Civil que se propõe a todo custo interpretar Magdalena, a protagonista da obra, apesar de estar grávida.

José Luis García Sánchez representa um cinema espanhol mais ultrapassado, que é criticado por estar mais sujeito a receber financiamento do que atrair pessoas para os cinemas. Seu novo trabalho segue essa linha de algumas de suas comédias cantadas, como "La marcha verde" ou "La corte de Faraón", que buscam resgatar o espírito de Luis García Berlanda de "La vaquilla", diretor com quem partilha um dos nomes de batismo e um dos sobrenomes, mas não o talento cinematográfico. Antes, García Sánchez contava com o auxílio habitual do roteirista Rafael Azcona, mas após sua morte, teve de se virar sem ele.

García Sánchez explicou em entrevistas que o produtor José Frade recrutou-o para rodar uma adaptação da obra, e que ele aceitou com a condição de que se tratasse de um musical. Para isso contratou o músico Quico Veneno, que compôs canções a partir de versos de Muñoz Seca. O título do filme prenuncia uma adaptação roqueira... mas, no fim das contas, apenas aproveita a música em números intercalados de maneira forçada, e brevemente na representação final.

O resto do filme de José Luis García Sánchez foi preenchido com uma coleção de personagens histéricos e enlouqueciso, em situações absurdas, e com diálogos vergonhosos que demonstram um humor grosseiro e constrangedor. A presença de uma estrela tão solicitada internacionalmente como Paz Vega se explique pelo fato de que esla estava grávida na vida real e seria difícil ser contratada para outro filme. Aqui, acaba sendo totalmente irrelevante que sua personagem esteja grávida ou não, o que dá uma idéia da profundidade da produção.