quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Esperando Septiembre

Estreará, no próximo dia 11, nos cinemas espanhóis, o mais novo filme estrelado por Fele Martínez, Esperando septiembre. Confira a seguir maiores informações sobre o longa.

Sinopse: Em plena crise econômica, cinco amigos passam o quente verão de Madri esperando que a situação melhore em setembro, quando acaba a temporada de férias e a atividade econômica é retomada na cidade. É justo quando uma garota acha uma bolsa com bilhetes equivalentes a 20 milhões de pesetas (a antiga moeda espanhola). Depois de revelar seu segredo a quatro amigos, eles decidem trocar esse dinheiro por euros, discretamente, no Banco de Espanha. Mal sabem que se envolverão em uma aventura que mudará definitivamente suas vidas.
Elenco: Fele Martínez (Valentín), Natalia Erice (Luz), David Tenreiro (Esteban), Victoria Teijeiro (Carlota), Ana López (Rita), Pedro Almagro (Alex)
Roteiro e direção: Tina Olivares

Trailer:


Visite o site oficial: http://www.esperandoseptiembre.com/


Pela internet, os comentários e críticas são muito positivos a respeito da produção assinada por Tina Olivares:

Guia del Ocio.com
Tina Olivares, roteirista de produtora Globomedia, debuta na telona com Esperando Septiembre, uma comédia colorida, de tom agradável, que segue as peripércias e emoções de personagens muito próximos ao espectador e à realidade. Além da direção, a realizadora originária de La Mancha, também se ocupou da fotografia e da produção.

O camaleônico Fele Martínez (Tesis - Morte ao Vivo, Má Educação) segue demostrando seu lado mais cômico, depois de Don Mendo Rock ¿La venganza?. A seu lado, encontramos Natalia Erice e David Tenreiro, ambos vindos da TV. O filme recebeu o premio de melhor longa-metragem no Festival de Cinema de Castilla-La Mancha.



No site da emissora Antena 3, onde Fele trabalhou na série Física o química, há uma entrevista em video junto à matéria a seguir traduzida:

CINEMA AUTO-FINANCIADO COM A CRISE DE PANDO DE FUNDO
Esperando Septiembre, o cinema está doente
O cinema está doente. As pessoas já não vão mais às salas, os produtores já não dispõem de financiamento para fazer seus filmes e o debate sobre os downloads ilegais são bizantinos. Em tempos de crise nasce Esperando Septiembre, cinema que fala da crise, rodado na raíz da crise e que além disso, terá um preço anti-crise. Financiado pela própria diretora, conta em seu elenco com Fele Martínez.

Ultimamente se fala muito das "auto-produções". Esse filme é uma delas. A idéia nasceu quando a roteirista Tina Olivares ficou desempregada. Desconfiada das produtoras, decidiu pagar de seu próprio bolso essa movimentada comédia, uma fita feita sem financiamento que fala dos problemas que o dinheiro pode provocar.

Esperando Septiembre é a história de cinco amigos que representam cinco vieses da crise: o parado, o futuro parado, o opositor, a frustrada no trabalho e a explorada. A trama de desenrola quando, depois de uma horrível jornada de trabalho, Luz (Natalia Erice) encontra uma bolsa com 20 milhões de pesetas, sem saber que isso vai mudar sua vida, e não para o bem.

Depois de revelar o segredo para seus amigos, começa uma frenética corrida para conseguir trocar o dinehiro no Banco de Espanha. Pelo caminho, a necessidade fará aflorar o pior de cada um dos protagonistas. A película é uma comédia urbana (é possível reconhecer cada praça e cada rua da fita) bem costurada, sem truques e que consegue entreter se você entrar na sala de projeção despido de preconceitos.

Em meio a todo esse ar amador que invade o filme aparece Fele Martínez, imerso por completo na causa, longe da pesada e cara engrenagem das produções convencionais. "Nós todos participamos do projeto com o mesmo entusiasmo que em um filme que tivesse um patrocínio, uma produtora por trás". Talvez por não haver, Esperando Septiembre poderá ser visto por um preço anti-crise: 3 euros do dia 11 ao dia 17 de fevereiro na sala Berlanga em Madri.

Um comentário:

M. disse...

Oi Bárbara! Gosto muito do Fele Martínez! Aliás já se aproxima o aniversário dele. Que bom ficar informados sobre seu próximo filme. Espero que não demore tanto em chegar ao Brasil. um abraço.

www.salalatinadecinema.blogspot.com